Sindicalização

Os sindicatos são organizações que defendem os direitos das pessoas que trabalham, asseguram que as suas condições de trabalho são seguras e negociam melhores salários e condições para os seus membros.

Os sindicatos oferecem aconselhamento para que possas exercer e reivindicar muitos dos direitos descritos neste guia.

ATENÇÃO! Vê em que sindicato te podes filiar em:

https://www.tuc.org.uk/about-unions/find-union-you

    • Os sindicatos são independentes do empregador e do governo. Todos os trabalhadores têm direito a filiar-se num sindicato. É um direito que está na lei!

    • O trabalhador não tem que informar o seu empregador de que é membro de um sindicato. No RU os trabalhadores que estão em locais de trabalho organizados pelos sindicatos são, em média, mais bem pagos e mais seguros e por isso é importante filiar-se num sindicato.

    • Se um empregador “reconhece” um sindicato, o sindicato pode negociar com a administração em nome dos trabalhadores sobre os salários e condições. Isto chama-se “contratação colectiva” e produz “acordos colectivos”. Muitos locais de trabalho têm acordos colectivos sobre os salários e as condições acima do mínimo legal, saúde e segurança, direitos de maternidade e paternidade, entre outros assuntos.

    • Se és membro de um sindicato e tens um problema no trabalho, podes dirigir-te a um representante sindical que te ajude a resolver o problema com o teu empregador.

    • Os sindicatos também proporcionam apoio jurídico, por exemplo, Tribunais de Trabalho ou se tiver um acidente de trabalho, se tomar medidas legais contra o seu empregador é a única forma de garantir e proteger os seus direitos no trabalho.

NOTA: Se és membro de um sindicato, num local de trabalho onde o sindicato não é reconhecido, os trabalhadores e empregados continuam a ter o direito de serem representados por um sindicato nas reuniões sobre queixas e questões disciplinares e o seu sindicato dar-lhe-á conselhos sobre os seus direitos no trabalho.

Se não és membro de um sindicato, num local de trabalho onde o sindicato não é reconhecido, mesmo assim vale a pena entrar em contacto para saber se este está disponível para aconselhamento, no caso de te filiares.